top of page
  • Foto do escritorBia Caldas

Nebulização: Saiba mais sobre os benefícios, cuidados e como escolher o aparelho ideal

Atualizado: 28 de jan. de 2022

A nebulização é um tipo de oxigenoterapia, ou seja, um procedimento que utiliza a inalação de vapores como via medicamentosa. E, por ser versátil e de rápida eficácia, ao longo do tempo foram sendo desenvolvidos diversos modelos de nebulizadores que facilitam ainda mais esse tratamento.


Trouxemos algumas informações sobre a inalação, qual inalador comprar, para que serve e como fazer a inalação. 😉


💁‍♀️ Para que serve a nebulização?

O tratamento tem como objetivo potencializar a ingestão de remédios para problemas respiratórios e promover a higienização e a umidificação das via aéreas.


Sendo realizada através da administração e conversão de medicamentos líquidos em uma espécie de névoa que será inalada.


Benefícios ✨

Além de facilitar a inalação de remédios para doenças respiratórias, como: bronquite, bronquiolite, pneumonia, entre outras.


A nebulização também pode ser utilizada para a administração de soluções, sem uso de medicamentos, como o soro fisiológico, indicado para umidificar as vias aéreas e/ou fluidificar as secreções, transmitindo uma sensação de alívio ao paciente.


💆🏻 Prevenção e bem-estar

O nebulizador também pode ser utilizado para prevenir possíveis doenças respiratórias e a sensação de secura da garganta que, por exemplo, causa a rouquidão.



Como escolher o modelo correto para a sua necessidade? 🤷‍♀️

✅ Quem vai utilizar o inalador/nebulizador?


Alguns nebulizadores não possuem a máscara infantil, por isso é importante verificar se o modelo possui as duas máscaras, adulto e infantil.


✅ Posição


Se for para utilização em criança ou em pessoas acamadas verifique se o modelo permite que a inalação seja feita com o paciente deitado, dessa forma o tratamento ficará mais fácil.


✅ Inalador portátil ou fixo?


É muito importante saber onde seu aparelho será utilizado, alguns aparelhos são portáteis e possibilitam a inalação até mesmo dentro do carro, além de facilitar a utilização dentro de casa.



Assista ao vídeo para saber como fazer a inalação de remédios ⬇️

📌 Para mais conteúdos do mundo da beleza, saúde e estética como esse, assine nossa newsletter e saiba em primeira mão quando publicarmos!!!

1.140 visualizações
bottom of page