Saiba como e por que é essencial hidratar a pele corretamente

A pele sofre diariamente com a ação dos radicais livres e com os agentes externos, como a radiação solar e poluição, por isso, para ter uma pele sempre saudável e bonita é necessário manter uma rotina de limpeza e hidratação.


Quando mantemos a pele hidratada ela apresenta uma aparência jovem e saudável, mas quando não temos esse hábito, a pele fica sem vida, sensível, opaca e tende a produzir rugas.



Todos os tipos de pele necessitam de hidratação, mas hidratar de forma incorreta também trará danos, então é importante ter alguns cuidados na hora de criar rotinas de hidratação para seus clientes. A pele oleosa, por exemplo, deve usar produtos oil free, já a pele seca deve optar por um produto mais denso e com maior teor de óleo na composição.


Fatores que causam a desidratação


Clima frio e seco, exposição ao sol, uso de alguns medicamentos, água quente no banho, esfoliação excessiva e a pouca ingestão de água são alguns dos inimigos da pela hidratada.


Cuidados


Ingerir bastante água, usar protetor solar todos os dias, evitar usar sabonete comum para lavar o rosto, evitar tomar banho com água quente, evitar produtos que contenham álcool na composição e utilizar o hidratante correto para seu tipo de pele são alguns cuidados essenciais.


Hidratação facial


Cada área do corpo tem uma característica e necessidade específica. A hidratação corporal deve ser feita diferente da facial por conta de estrutura dessa pele. O rosto possui uma quantidade de glândulas sebáceas muito maior que o corpo, o que a torna mais oleosa e também mais propensa a hidratação.


Como hidratar o rosto?


1. Higienizar com um sabonete próprio para o rosto;


2. Secar delicadamente com algodão;


3. Aplicar um tônico, responsável por controlar o pH da pele;


4. Aplicar o hidratante com movimentos circulares e ascendentes;


5. Finalizar com o protetor solar para evitar os danos causados pela radiação solar.


Hidratação corporal


A pele do corpo é mais espessa e possui uma dificuldade maior de hidratação, por isso, usamos hidratantes diferentes e em quantidades maiores para o corpo que para o rosto. Sabemos que para o rosto devemos usar um tipo de hidratante para cada tipo de pele, e isso também acontece para o corpo.


Como hidratar o corpo?


1. Higienizar com o sabonete de uso diário (Dica: Investir em um produto que não contenha na fórmula sulfatos ou parabenos, para evitar danos na barreira lipídica, que é responsável pela proteção da pele);


2. Secar delicadamente;


3. Aplicar o hidratante ou loção em todo o corpo, reforçando a aplicação em áreas que sofrem maior ressecamento, como os cotovelos e joelhos.


Dica: É um bom hábito carregar diariamente um hidratante para mãos e cotovelos na bolsa para usar durante o dia já que são áreas mais expostas.


· Ativos hidratantes – Ácido hialurônico, ceramidas, ureia, vitamina E, vitamina B5, manteiga de karité, etc.



Mitos e verdades


Hidratar a pele oleosa causa acne? Depende de como será feita a hidratação. É necessário encontrar um hidratante próprio para cada tipo de pele.


Pele oleosa não precisa de hidratação? Todo tipo de pele precisa ser hidratada, porém, deve ser feito corretamente. A pele oleosa que não é hidratada corretamente, fica desidratada o que a deixará ainda mais oleosa, porque o organismo entende que precisa produzir mais sebo para protegê-la. Uma pele oleosa não significa uma pele hidratada, mas sim um desequilíbrio.


Água termal


Muita gente pergunta quais são os benefícios da água termal e se ela funciona mesmo.


Bom, a água termal é uma água subterrânea original das estações termais francesas, muito rica em minerais, entre eles: cálcio, cobre, zinco, ferro, entre outros.


A água termal é muito usada para potencializar o hidratante facial e também para acalmar a pele sensível ou sensibilizada, além de ajudar na reposição de minerais.


Benefícios - antioxidante; hidratante, calmante e alivia a irritação.


Ácido hialurônico


O famoso ácido hialurônico é um mucopolissacarídio, uma macromolécula do grupo das glicosaminoglicanas, com alto peso molecular.


Um ativo extremamente hidratante, por ser capaz de reter a água. Ele é responsável por preencher os espaços entre as células.


Assim como o colágeno, o ácido hialurônico também é produzido pelo organismo e sua produção também é diminuída com o passar dos anos. Por isso a necessidade de reposição.


Dica: Esse ativo é um grande aliado nos tratamentos home care e para preenchimento de sulcos faciais.


💁 Quer saber mais sobre tratamentos e procedimentos estéticos? Assine nossa Newsletter e siga a Carol Caldas no Instagram para receber em primeira mão nossos próximos conteúdos.


0 visualização

Preencha com seu melhor e-mail e seja a primeira

a receber novidades e promoções...

Siga as redes sociais da Med Sam...

© 2018 MED SAM. Todos os direitos reservados.