• Gabriela Vasco

O poder da luz de LED e LASER na estética


A fotobiomodulação, conhecida anteriormente como fototerapia, nada mais é do que a aplicação de luz (Laser ou LED) com efeito terapêutico, que tem a capacidade de inibir ou estimular reações do organismo.


A tecnologia de Led e Laser chegou para ficar, e trouxe com ela a versatilidade em diversos tratamentos.


A nomenclatura fotobiomodulação se tornou mais comum depois que se descobriu a capacidade da luz, pois além de gerar estímulos, também promover cascatas biológicas e bioquímicas, gerando equilíbrio ou inibição celular, promovendo uma modulação dessas estruturas.


Observação: Os efeitos terapêuticos dependem da dose de energia aplicada.


Laser de alta potência x laser de baixa potência

Os lasers de alta intensidade possuem um potencial destrutivo com ação fototérmica de corte, vaporização, coagulação e esterilização dos tecidos.

Pode-se denominar esse efeito como fototermólise seletiva, onde a alta concentração de energia causa uma lesão controlada e induzida. Utilizado principalmente em procedimentos de depilação.

Já a radiação emitida pelos lasers de baixa potência tem demonstrado efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e biomoduladores sendo, por isso, bastante utilizados no processo de reparo tecidual.


Qual a diferença entre Led e Laser?

A diferença entre o led e o laser está no comportamento da luz. O laser consiste em uma luz colimada que age de forma focal, portanto a emissão do laser é pontual. Perfeito para atingir pontos específicos e com mais precisão.


Já o Led é a luz não colimada, que age de forma difusa, assim a sua emissão se espalha pelo tecido. Por isso, é muito utilizado para atingir áreas maiores de forma mais ampla.


Obs: A acupuntura a laser e a terapia Ilib (radiação do laser na corrente sanguínea) são aplicadas somente com laser.


O Laser possui duas luzes :
  • Luz Infravermelha: invisível ao olho humano, tem função analgésica como principal ponto, tem efeito anti-inflamatório.


  • Luz vermelha: Ajuda a conter processos inflamatórios, atua na regeneração de tecido, estimula síntese de colágeno e a produção de ATP, além de realizar a quebra da molécula de gordura, conhecido como, laserlipólise.

O Led possui 5 cores mais comuns:
  • Azul: Possui ação bactericida, fungicida e de hidratação. Combate a bactéria da acne, favorece o controle da oleosidade, age aumentando a hidratação tecidual e iluminação facial e tem efeito clareador.


  • verde: Inibe os melanócitos que promovem a hiperpigmentação cutânea, ajudar a desobstruir vasos linfáticos e elimina edemas.

  • Âmbar: Estimula a síntese e remodelamento de colágeno melhorando a firmeza da pele, por isso, pode ser utilizado em protocolos de flacidez e rejuvenescimento. Além de apresentar ação lifting, que atua na microcirculação e na nutrição do tecido.

  • Vermelho: Atua na microcirculação e angiogênese e combate radicais livres, por isso, têm ação antioxidante, estimula a síntese de colágeno e possui efeito anti-inflamatório.


  • Violeta: Aumenta o processo de cura e funcionamento do organismo, tem efeito bactericida, fungicida e de hidratação dos tecidos, além de efeito despigmentante e clareador.


gif
Indicações
  • Rejuvenescimento;

  • Olheiras

  • Cicatriz / regeneração;

  • Fibroses e aderências;

  • Flacidez tissular e Celulite;

  • Drenagem linfática;

  • Pós-operatório;

  • Acne e Manchas;

  • Iluminação e hidratação facial;

  • Tratamento bactericida.

O que devo considerar na hora de comprar meu equipamento?

Quando for comprar seu equipamento, o melhor é pesquisar quais aparelhos possuem as potências, e emitem os comprimentos de ondas que vão atender melhor os seus tratamentos, os comprimentos de ondas são medidos em nanômetros que definem a profundidade dos tecidos que serão atingidos.


Obs: Verifique os seus objetivos terapêuticos e do seu público, para fazer a escolha correta dos aplicadores.


Em relação a valor, existem vários equipamentos disponíveis no mercado, alguns com valores maiores que outros, principalmente por possuírem mais aplicadores e acessórios.


Se você tem como meta tratar somente algumas afecções específicas, pode obter um aparelho que permita adquirir separadamente apenas os aplicadores das cores que você realmente precisa. Mas caso queira oferecer mais opções de tratamentos, vale a pena investir em um equipamento mais completo.


Opções de equipamentos que possuem essa tecnologia:
gif

- Antares, da Ibramed;

- Endophoton, da KLD;

- Recover, da MMO;

- Fluence, da HTM.

- Beauty Steam Maxx, da HTM

- Stim Hair, da HTM




📌 E então, já conhecia essa tecnologia e suas funcionalidades? Para mais conteúdos do mundo do empreendedorismo, beleza, saúde e estética como esse, assine nossa newsletter e saiba quando publicarmos!!!


Referências:

Sem autor: FOTOTERAPIA NA EPIDERME, DERME E HIPODERME NA ESTÉTICA. Blog ECCO FIBRAS. Disponível em: https://eccofibras.com.br. Acesso em: 11, de Nov. de 2021.


GUEDES, Ana Carolina. ABSOLUTAMENTE TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE FOTOTERAPIA. blog fisioterapia, setembro. 2018. Disponível em: https://blogfisioterapia.com.br. Acesso em: 11, de Nov. de 2021.


Sem autor: USOS DO LASER EM TRATAMENTOS ESTÉTICOS. Blog Saúde e inovação, 2018. Disponível em: https://saudeinovacao.com.br. Acesso em: 11, de Nov. de 2021.



19 visualizações