6 dicas de como comprar online com segurança

Atualizado: Jan 6

Cada vez mais, os consumidores ganham confiança para comprar online, já que comprar pela internet garante, entre outros benefícios, o conforto de adquirir o que deseja sem precisar sair de casa.

Porém, com as transações comerciais facilitadas também ficou mais fácil que usuários mal-intencionados realizem golpes virtuais, e por isso, é fundamental que se pesquise bem antes de realizar uma compra online.


Nessa publicação vamos dar algumas dicas...


Siga estes passos e minimize problemas em suas compras nas lojas virtuais:


1. A primeira impressão sobre a loja


Conhece aquele ditado "a primeira impressão é a que fica"? Mesmo não sendo uma regra no mundo digital que está sempre se atualizando, uma loja mal organizada ou com muitos erros de português, que parece ter sido feita por "amadores" podem indicar que os proprietários não estão muito preocupados em como o público verá a sua marca e por isso as chances de terem problemas no atendimento em caso de necessidade aumentam bastante.


Uma boa dica é procurar por informações institucionais, empresas bem estruturadas costumam adicionar em seus sites,links como: Quem somos, Política de privacidade, Perguntas frequentes e outras informações que possam interessar ao comprador.

Assim você pode conhecer mais sobre sua trajetória, a quanto tempo está no mercado e outras informações relevantes.


2. Existe um contato direto com a empresa?


Confira se a loja possui um canal de atendimento e uma política de troca eficientes.

É muito importante que exista uma forma direta de comunicação entre consumidor e a empresa, com certeza isso irá facilitar sua vida caso ocorra algum problema.


3. A experiência de quem já comprou


Melhor do que conhecer a história da empresa, é saber qual a reputação baseada em quem já comprou. Para isso, uma busca rápida já deve te trazer algumas informações úteis, você pode buscá-la no Google, em redes sociais, como o Facebook, ou em sites especializados, como o Reclame Aqui, e assim ter acesso a sua nota de avaliação e comentários feitos por quem já é cliente.


IMPORTANTE: Ter reclamações é comum para grandes empresas varejistas, já que vendem centenas de produtos todos os dias, mas se a loja em questão possui muitas reclamações sem respostas, desconfie. A falta de respostas pode indicar falta de interesse e descaso com o cliente.


4. Segurança na hora de realizar o pagamento


Procure saber qual a plataforma de pagamentos a loja utiliza, assim você saberá onde serão armazenados seus dados e quais garantias terá em caso de problemas com a sua compra.


Para dar mais segurança aos clientes a medsam.com.br utiliza o checkout do PagSeguro. Essa integração é uma das responsáveis por fazer a mediação de algumas formas de pagamento dentro da loja.


Nas compras realizadas por meio das lojas virtuais, nenhuma informação deve ser armazenada nos sistemas e todo o processo de aprovação deve ser feito diretamente com as plataformas de pagamento ou com a administradora do seu cartão.


Assim, em caso de qualquer divergência de informações cadastrais e de pagamento, caberá a essas integradoras e/ou a administradora do cartão entrar em contato para confirmar os dados antes de aprovar o pedido.


5. Ainda não se sente seguro? Busque por informações oficiais


Segurança nunca é demais, então caso queira fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre a loja em que pretende realizar sua compra, a melhor coisa a se fazer é ir atrás de informações oficiais sobre a empresa.


Uma dos principais diferenciais para uma loja confiável é a existência de um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), um documento que toda empresa é obrigada a ter.


Caso a loja na qual está comprando não tenha um CNPJ, duvide.


6. Endereço físico


Talvez a dica menos importante para os dias atuais: procure saber o endereço físico da loja onde está comprando. Um escritório ou loja física pode significar que a empresa possui uma estrutura mais robusta, além de tornar possível buscar os produtos no endereço físico caso seja menos custoso ou mais rápido do que os meios de entrega oferecidos.


Dica extra


Para finalizar, aqui vai uma dica que sempre vale a pena lembrar: tenha cuidado ao utilizar computadores compartilhados e nunca informe seus dados de cartão por mensagens ou WhatsApp, parece óbvio, mas não custa nada lembrar, né!? rs


Agora sim! Boas compras...



📌 Para mais conteúdos do mundo da beleza, saúde e estética como esse, assine nossa newsletter e saiba em primeira mão quando publicarmos!!!

293 visualizações

Preencha com seu melhor e-mail e seja a primeira

a receber novidades e promoções...

Siga as redes sociais da Med Sam...

© 2018 MED SAM. Todos os direitos reservados.