Colágeno: o que é, para que serve e qual a sua importância

Atualizado: 9 de Ago de 2019

Você sabe qual a real importância do colágeno? Nós também temos algumas dúvidas, então a Carol Caldas veio nos ajudar com esse assunto...


A falta dessa importante proteína produzida pelo nosso organismo desde o nascimento é responsável, entre outras coisas, por deixar a pele flácida e as cartilagens das articulações desgastadas. 😥

Sabemos que, mais ou menos, a partir dos 30 anos, há uma queda gradual no processo de produção de colágeno pelo nosso organismo. A produção de colágeno é substituída por outro tecido, menos elástico e mais fibroso, então a pele começa a apresentar aparência flácida, rugas e linhas finas, entre outros detalhes. Também sabemos que os radicais livres aceleram a diminuição do colágeno.


Não podemos impedir a perda do colágeno, mas podemos diminuir a perda dessa proteína e também repor uma parte dela. Ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos, são algumas formas de ajudar a minimizar os impactos do envelhecimento.


Para saber mais vamos nos aprofundar um pouco mais nesse assunto...


O que é o colágeno? 🤷‍♀


Colágeno é uma proteína produzida pelos fibroblastos e absolutamente necessária, ela mantém a pele com aspecto bonito e saudável. E é a principal proteína estrutural do corpo. A sua função é garantir estrutura, firmeza e elasticidade na pele. Além de proteger outros tecidos menos resistentes e promover sua conexão com o esqueleto ósseo.


A produção de colágeno diminui?


Infelizmente sim. Com o passar do tempo nosso organismo diminui a produção dessa proteína, contribuindo para o envelhecimento cutâneo. 😨


Hábitos que aceleram sua perda – algumas dietas restritivas com pouca ingestão de carne; consumo exagerado de açúcar; tabagismo; demasiada exposição ao sol; estresse, entre outros.


Como repor?


A boa notícia é que é possível repor o colágeno. 😅 Alimentação saudável (ingestão de alguns alimentos específicos como carnes, gelatina, castanhas, nozes, amêndoas, frutas vermelhas, frutas ricas em vitamina C, etc...), cosméticos com vitamina C e procedimentos estéticos (radiofrequência, alguns tipos de peelings, luz intensa pulsada, entre outros) são os melhores caminhos.


A falta de colágeno e o envelhecimento precoce


A flacidez facial é um sinal bastante comum do envelhecimento, e a falta do colágeno é um dos grande vilões que aceleram esse processo. Evitar os maus hábitos é o primeiro passo para evitar esse problema, mas quando seu paciente já chega apresentando essa flacidez é hora de correr com a solução, afinal quanto antes melhor. 🏃‍♀


Como falei ali em cima ⬆, tratamentos home care e procedimentos estéticos, como a radiofrequência e alguns tipos de peelings serão seus grandes aliados. A radiofrequência, por exemplo, aumenta a produção do colágeno gerando uma resposta rápida principalmente em áreas como: ao redor dos olhos e da boca, queixo e testa, onde geralmente surgem as primeiras linhas e rugas de expressão.


💁 Quer saber mais sobre tratamentos e procedimentos estéticos? Assine nossa Newsletter e siga a Carol Caldas no Instagram para receber em primeira mão nossos próximos conteúdos.





7,061 visualizações

Preencha com seu melhor e-mail e seja a primeira

a receber novidades e promoções...

Siga as redes sociais da Med Sam...

© 2018 MED SAM. Todos os direitos reservados.