top of page
  • Foto do escritorBia Caldas

Antioxidantes: o que é, quais os benefícios e quais os principais tipos

Atualizado: 28 de jan. de 2022

Os antioxidantes são substâncias que inibem ou atrasam a oxidação das células. Eles protegem as células da ação dos radicais livres evitando os danos ou reparando os já causados.



O sistema enzimático, que é formado por enzimas produzidas pelo nosso organismo, que diminui a eficiência com o passar dos anos.


E o sistema não enzimático, que é formado pela absorção de vitaminas, sais minerais e substâncias extraídas de vegetais.


Os principais antioxidantes que ajudam o sistema não enzimático são: betacaroteno (alimentos avermelhados, alaranjados e amarelados), flavonoides (uva, maça, romã...), vitamina A/retinol (cenoura, espinafre, manda...), vitamina C/ácido ascórbico (kiwi, laranja, morango...), vitamina E/tocoferóis (óleos vegetais, oleaginosas (avelã, castanha), cereais...), cobre (feijão, grão de bico, girassol...), selênio (castanha, arroz integral...), zinco (abóbora, amêndoa...).



Vitamina C

Também conhecido como ácido ascórbico, esse ativo tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres e assim prevenindo e retardando o envelhecimento cutâneo, também estimula a produção de novas fibras de colágeno e elastina e atua nos melanócitos uniformizando a cor da pele.


A vitamina C pode ser usada em todos os tipos de pele, porém, o tipo de pele irá definir qual será o veículo usado (creme, sérum,gel...).


Vitamina C + Filtro Solar: Os produtos com vitamina C na composição também podem ser utilizados de dia em conjunto com o filtro solar, assim a vitamina C irá potencializar a proteção contra raios UV, além de proteger a pele de manchas (efélides e melasma) e do foto-envelhecimento.


Alguns cosméticos que contêm vitamina C: sérum e creme anti-idade, filtro solar, hidratantes, etc.


Vitamina E

Também conhecida como tocoferol, à vitamina E possui propriedades antioxidantes que atua no combate aos radicais livres, combatendo o envelhecimento precoce e ajudando a melhorar a aparência pele e do cabelo. A vitamina E ajuda na hidratação cutânea e na cicatrização regular, pois estimula a produção de fibras de colágeno e elastina.


A vitamina E pode ser usada em conjunto com a vitamina C, potencializando a ação antioxidante.💪


📌 Quer saber mais sobre tratamentos e procedimentos estéticos? Assine nossa Newsletter e siga a Carol Caldas no Instagram para receber em primeira mão nossos próximos conteúdos.

bottom of page