4 dicas de segurança para sua clínica

Atualizado: Mar 26

A biossegurança é fundamental para qualquer estabelecimento, principalmente se tratando de estabelecimentos que trabalham com saúde. Pensando nisso, vamos te contar as principais normas que profissionais de beleza devem seguir de acordo com a Vigilância Sanitária.



De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil é o terceiro maior mercado de beleza, atrás apenas dos Estados Unidos e Japão, por isso o mercado requer ainda mais atenção para prevenção de doenças no ambiente de trabalho.


Para regulamentar seu estabelecimento e receber toda a documentação necessária para funcionamento, será necessário se adaptar à legislação sanitária vigente. Veja quais as principais normas que profissionais de beleza devem seguir de acordo com a Vigilância Sanitária:


1. Manter seus instrumentos esterilizados


Com a autoclave você poderá realizar um tratamento térmico que irá promover a total eliminação de microorganismos ao manter o material em contato com vapor de água em temperatura elevada.


2. Toalhas e lençóis sempre limpos


Manter a limpeza de materiais reutilizados é essencial, toalhas e lençóis devem ser lavadas com água e sabão, passadas a ferro quente e guardadas em local limpo, seco e arejado, de preferência embaladas de forma individual em saco plástico.


*Lembrando que na primeira lavagem, este tipo de material deve ser deixado por cerca de 10 minutos em solução com água sanitária na proporção de 200ml para 20l de água.


3. Ambiente e móveis adequados


- Busque por macas e carrinhos auxiliares com superfície lisa e lavável, desta maneira será muito mais simples manter seu consultório higienizado da forma correta;


- Paredes e pisos lisos e impermeáveis não irão permitir que microorganismos, poeira e secreções se acumulem em seu ambiente de trabalho.


4. Utilize materiais descartáveis


Materiais descartáveis podem reduzir custo e trabalho na hora de manter sua clínica higienizada corretamente. Confira alguns dos materiais que precisam ser descartáveis:


- Papel toalha para forrar a bandeja e acomodar seus materiais de uso durante o atendimento;


- Lençol de TNT ou papel resistente para forrar a maca;


- Toucas e faixas para utilização durante o atendimento.


* Lembrando que é crucial trocar todo material descartável a cada atendimento.




📌 Para mais conteúdos do mundo da beleza, saúde e estética como esse, assine nossa newsletter e saiba em primeira mão quando publicarmos!!!

328 visualizações

Preencha com seu melhor e-mail e seja a primeira

a receber novidades e promoções...

Siga as redes sociais da Med Sam...

© 2018 MED SAM. Todos os direitos reservados.