• Bia Caldas

4 dicas de biossegurança para sua clínica

Atualizado: Ago 23

A biossegurança é fundamental para qualquer estabelecimento, principalmente se tratando de estabelecimentos que trabalham com saúde. Pensando nisso, vamos te contar as principais normas que profissionais de beleza devem seguir de acordo com a Vigilância Sanitária.



De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil é o terceiro maior mercado de beleza, atrás apenas dos Estados Unidos e Japão, por isso o mercado requer ainda mais atenção para prevenção de contaminações e doenças no ambiente de trabalho.


Para regulamentar seu estabelecimento e receber toda a documentação necessária para funcionamento, será necessário se adaptar à legislação sanitária vigente. Afinal, garantir o máximo de segurança em seu ambiente de trabalho é uma das partes fundamentais para o sucesso e bem estar de todos os envolvidos.


Veja quais as principais normas que profissionais de beleza devem seguir de acordo com a Vigilância Sanitária :


1. Manter seus instrumentos sempre esterilizados


A autoclave é um aparelho indispensável. Você poderá realizar um tratamento térmico nos seus instrumentos que irá promover a total eliminação de microorganismos ao manter o material em contato com vapor de água em temperatura elevada. Para garantir que seus aparelhos sejam devidamente esterilizados para realizar um atendimento mais seguro possível.


2. Toalhas e lençóis sempre limpos


Manter a limpeza de materiais reutilizados é essencial, toalhas e lençóis devem ser lavadas com água e sabão, passadas a ferro quente e guardadas em local limpo, seco e arejado, de preferência embaladas de forma individual em sacos plásticos.


*Lembrando que na primeira lavagem, este tipo de material deve ser deixado por cerca de 10 minutos em solução com água sanitária na proporção de 200ml para 20l de água.


3. Ambiente e móveis adequados


- Busque por macas e carrinhos auxiliares com superfície lisa e lavável, desta maneira será muito mais simples manter seu consultório higienizado da forma correta;


- Paredes e pisos lisos e impermeáveis não irão permitir que microorganismos, poeira e secreções se acumulem em seu ambiente de trabalho.


4. Utilize materiais descartáveis


Materiais descartáveis podem reduzir custo e trabalho na hora de manter sua clínica higienizada de forma correta. Confira alguns dos materiais que precisam ser descartáveis:


- Papel toalha para forrar a bandeja e acomodar seus materiais de uso durante o atendimento;


- Lençol de TNT ou papel resistente para forrar a maca;


- Toucas, faixas e máscaras de proteção facial descartáveis para utilização durante o atendimento.


- Luvas descartáveis e jalecos de manga longa.


- Óculos de proteção e sapatos fechados.


* Lembrando que é crucial trocar todo material descartável e higienizar todos os outros a cada atendimento.


Dica bônus


O novo coronavírus (COVID-19) também trouxe alguns protocolos específicos e indispensáveis para prevenção e contenção do vírus.


A aferição de temperatura e o álcool em gel 70% para higienização das mãos se tornaram cuidados cruciais. Dessa forma, não deixe de disponibilizar esses cuidados no seu ambiente de trabalho.



📌 Para mais conteúdos do mundo da beleza, saúde e estética como esse, assine nossa newsletter e saiba receba em primeira mão um aviso sobre novas publicações!!!

329 visualizações